Skip to content

Anestesista

Dra. Gabriela Capaz

Especialidades

 Anestesista

Horário de Atendimento

Segunda  –  Sexta   8:00 – 18:00

Dra. Gabriela Capaz

Anestesista | CRM – 11154

  • Dra. Gabriela Bertuani Capaz

  • Graduada em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM – Vitória/ES.

  • Residência Médica em Anestesiologia pelo Centro de Ensino e Treinamento Casa de Saúde de Campinas – Campinas/SP.

  • Título de Especialista em Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

  • Especialização em Anestesia e Terapia Intensiva Pediátrica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês – São Paulo/SP.

Anestesista

Anestesiologista, ou anestesista como é comumente chamado, é um médico que atua para proporcionar aos pacientes um estado de total ausência de dor, sensação de bem estar, relaxamento e conforto durante um procedimento cirúrgico, diagnóstico ou terapêutico.

Além de sua atuação nos hospitais em conjunto com a equipe de cirurgiões, o anestesiologista é o médico capaz de aliviar a dor de pacientes, sejam elas dores agudas ou crônicas.

Esse profissional é gabaritado e tem total percepção de fisiologia e farmacologia, sendo um dos médicos responsáveis em minimizar possíveis riscos a vida do paciente em qualquer procedimento que necessite de administração de anestesia.

Funções de um anestesiologista
O anestesiologista é um dos primeiros profissionais que o paciente terá contato no dia do seu procedimento. Ele é o responsável pela visita pré-anestésica ao paciente ainda no quarto. Nessa avaliação o paciente é orientado sobre a anestesia, seus riscos e possíveis reações adversas.

O anestesista é quem avalia se o paciente está apto a receber anestesia, minimizando os riscos da intervenção anestésico-cirúrgica. No centro cirúrgico é ele quem deixa o paciente preparado para o procedimento, monitorando-o durante toda a cirurgia.

Engana-se os que pensam que o anestesiologista aplica a medicação e vai embora. Ele é o responsável pela atenção e monitoramento das funções vitais do paciente durante toda a intervenção cirúrgica, independentemente de sua duração.

Ele é quem fica atento a pressão arterial, o pulso, o ritmo cardíaco, respiração e temperatura corporal durante a cirurgia, colaborando assim para o bem-estar e segurança do paciente.

Sua responsabilidade vai além do momento do procedimento cirúrgico. Ele é o médico responsável pelo paciente na sala de recuperação pós-anestésica (RPA) ou pelo transporte do paciente à unidade de terapia intensiva (UTI).

As técnicas aplicadas são:

Sedação;
Anestesia Geral;
Anestesia Parcial — local, raquidiana/peridural, bloqueio de nervos periférico.

Play Video