Skip to content

Cirurgia Pediátrica

Renata Portugal

Especialidades

Cirurgiã Pediátrica

Horário de Atendimento

Segunda  –  Sexta   8:00 – 18:00

Dra. Renata Portugal

Cirurgiã Pediátrica | CRM - 12117

  • Cirurgiã Pediátrica geral e urológica em Vitória – ES

  • Médica responsável pela Rotina Horizontal do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória de Vitória, desde 2019

  • Assistente do Serviço de Urologia Pediátrica do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória de Vitória, desde 2020

  • Formação e capacitação em Urodinâmica Infantil

  • Residência médica em Cirurgia Pediátrica pela Faculdade de Medicina do ABC em Santo andré, São Paulo

  • Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital dos Servidores Municipais de São Paulo

  • Graduação em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Espíto Santo

A Cirurgia Pediátrica é a especialidade médica responsável pelo tratamento cirúrgico de doenças congênitas ou adquiridas, desde o período neonatal até o fim da puberdade. Tem área de atuação extensa, envolvendo vários sistemas orgânicos (digestório, respiratório, genitourinário, vascular, tegumentar e musculoesquelético).

A formação do cirurgião pediátrico atualmente dura cinco anos. É necessário cursar Residência Médica em Cirurgia Geral por dois anos, e depois em Cirurgia pediátrica por mais três anos. O cirurgião pediátrico pode atuar tanto na assistência à saúde, quanto nas áreas de pesquisa e ensino.

O cirurgião pediátrico atua em casos cirúrgicos de rotina e emergenciais. Por ser especialidade com grande área de abrangência, normalmente o cirurgião está ligado a algum serviço hospitalar, em conjunto com várias especialidades pediátricas.

O mesmo profissional está apto a tratar desde o recém-nascido que apresente um diagnóstico de malformação congênita que necessite de tratamento cirúrgico, até o adolescente com abdome agudo. Por se dedicar a uma especialidade tão ampla, é necessária atualização teórica frequente, assim como o aprendizado de novas técnicas cirúrgicas, ou mesmo, se aprofundar mais especificamente dentro de uma área, se tornando especialista nesta.

Por se tratar de uma especialidade tão distinta, a sua prática demanda infraestrutura adequada, com disponibilidade de equipamentos e materiais cirúrgicos adequados às diversas faixas etárias, além de suporte de terapia intensiva neonatal e pediátrica.

Play Video