Cirurgia Geral - Proctologista
Alexandre Ruschi Filho
Especialidades
Cirurgia Geral
Proctologista
Horário de Atendimento
Dr. Alexandre Ruschi Filho
Cirurgia Geral - Proctologista | CRM - 2225
- Cirurgião geral e proctologista
- Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital de Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil
- Título de Especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
- Ex-Mestre do Capítulo do ES pelo Colégio Brasileiro de CirurgiõesTítulo de Especialista em Colo-Proctologia pelo CRM-ESMembro Associado da Sociedade Brasileira de Colo-Proctologia
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, Espiríto Santo, Brasil
Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma.
Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.
A residência médica em Cirurgia Geral é pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas.
Recentemente a Associação Médica Brasileira e o CFM reconheceram a Cirurgia Geral como especialidade e não apenas sendo pré-requisito para outras especialidades.
Assim, atualmente o Cirurgião Geral é aquele habilitado e treinado para resolução das afecções cirúrgicas mais comuns, além de se dedicar à laparoscopía e a cirurgia do trauma.
As doenças mais comuns de ocupação da cirurgia geral são:
- Hérnias
- hérnia inguinal
- hérnia umbelical
- hérnia epigástrica
- hérnia hiatal
- e outras hérnias
- Colelitíase, a famosa “pedra na vesícula”
- Colecistite
- Hemorróidas
- Doença diverticular dos cólons
- Diverticulite aguda
- Úlcera gástrica
- Traumas
O proctologista, ou coloproctologista como é melhor definido, é o médico-cirurgião especializado em tratamentos – cirúrgicos ou não – de doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. O profissional passou a ser chamado de coloproctologista por incluir em suas funções o estudo e abordagem terapêutica das doenças do intestino grosso (cólon).
Um coloproctologista irá tratar de doenças benignas e malignas, como tumores cancerígenos ou não, hemorróidas, fissuras anais, abcessos perianais, fístulas perianais, doenças sexualmente transmissíveis, prolapso retal, constipação, incontinência anal e outras doenças do intestino, reto e ânus. Além disso, o coloproctologista orienta os pacientes e oferece as melhores indicações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, sexo anal, prevenção do câncer de intestino, constipação, distúrbios da evacuação e outros.
Para diagnóstico, o coloproctologista realiza exame físico (toque retal) e procedimentos como anuscopia, ultrassonografia, retossigmoidoscopia e endoscopia ou colonoscopia. O resultado desses exames definirão se o tratamento do paciente será clínico ou cirúrgico.